• Gisela

Hiperadrenocorticismo Canino

Atualizado: 25 de mar. de 2020

Oi pessoal! Hoje a Dra. Shirley Tarevnic trouxe pra gente informações sobre essa patologia que pode acometer nossos cachorrinhos. Atente para os sintomas e fique de olho neles,

infelizmente eles não podem falar e se queixar, precisam que a gente fique atento e bem informado!

"O hiperadrenocorticismo canino é uma patologia endócrina mais comumente diagnosticada em cães de meia idade, idosos e em raças pequenas. Caracteriza-se por uma série de alterações clínicas e laboratoriais decorrentes da produção excessiva de cortisol (hormônio sintetizado pelo córtex adrenal), com excessão do hiperadrenocorticismo iatrogênico, o qual é resultante da administração crônica de glicocorticóides.


Sintomas mais comuns:

_ Aumento na ingestão de água

_ Aumento na frequência urinária e possível incontinência

_ Apetite aumentado

_ Abdômen pendular

_ Pele fina

_ Queda de pelo

_ Dermatopatias recorrentes

_ Atrofia muscular

_ Prostração

_ Pele escura


O animal não precisa apresentar todos os sintomas juntos. Se suspeitar, o ideal é procurar um veterinário especialista em endocrinologia para avaliar e pedir os exames necessários para fazer o diagnóstico.



Existem vários tratamentos que podem ser realizados dependendo de cada caso.

Podemos tratar cirurgicamente (hipofisectonia ou adrenalectomia), administrar medicamentos com o objetivo de inibir a produção do cortisol e também, utilizar a homeopatia que apresenta bons resultados para restabelecer a saúde."


Dra. Shirley Tarevnic

CRMV 4865

Contato: shirleytarevnic@oi.com.br


O cachorrinho lindo da foto é o Fred, filhinho muito amado da nossa amiga Thereza Magalhães. Está em tratamento de hiperadrenocorticismo com a Dra. Shirley Tarevnic, com muito sucesso!!! Papai do céu o abençoe!!!





48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo